As queimaduras podem ser de primeiro grau como as queimaduras solares e o cuidado principal é prevenir a desidratação e não requerem muitos cuidados locais e não deixam marcas. As queimaduras de segundo grau podem deixar cicatrizes, sua principal característica é a dor e bolhas. As queimaduras de terceiro grau sempre deixam cicatrizes e necessitam de tratamentos muitas vezes prolongados pois geram uma pele escurecida e nacarada que deve ser removida e quase sempre necessitam de enxertos. Nos casos de grande extensão requerem um centro especializado em queimaduras e o cuidado do cirurgião plástico desde as primeiras fases minimiza as cicatrizes, além de poder intervir de forma adequada para melhora progressiva das lesões. Também a avaliação do cirurgião plástico ajuda no tratamento das seqüelas de queimaduras
CORREÇÃO DE CICATRIZES
Correção de Cicatrizes
Toda cirurgia plástica ou outras cirurgias geram cicatrizes definitivas. A correção de cicatrizes visa melhorar o aspecto ou grossura e consistências das cicatrizes anteriores, bem como melhorar as cicatrizes decorrentes de traumas ou queimaduras. As cicatrizes apresentam fases bem definidas e na maioria das vezes se aguarda até entrarem no período tardio para se realizar correções.
Fases da cicatrização: PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia e apresenta-se com aspecto excelente e pouco visível. Alguns casos apresentam discreta reação aos pontos ou ao curativo.
PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período haverá espessamento natural da cicatriz, bem como mudança na tonalidade de sua cor, passando de “vermelho” para o “marrom”, que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Como não podemos apressar o processo natural da cicatrização, recomendamos às pacientes que não se preocupem, pois, o período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo deverá ser feita após este período.
Durante este processo de maturação das cicatrizes orientamos uso de cremes, clareadores para ir melhorando a tonalidade até se estabelecer a cicatriz definitiva. Após este processo podem ser usadas varias técnicas para melhora das cicatrizes desde dermoabrasões, correções cirúrgicas, laser para se atingir um melhor resultado final.
TRATAMENTO DE FERIDAS
Tratamento de Feridas
São muitas as causas de feridas em pernas ou mesmo ulceras de pressão as chamadas escaras. A cirurgia plástica atua juntamente com outros profissionais (ortopedistas, cirurgiões gerais, cirurgiões vasculares) no tratamento e se possíveis fechamentos destas lesões.
TUMORES CUTÂNEOS
Tumores Cutâneos
Os tumores cutâneos podem ser benignos ou malignos. Entre os benignos os mais comuns são os nevos com várias formas, os fibromas, lipomas, neurofibromas, entre muitos outros. Os malignos mais comuns são os carcinomas basocelulares que acometem frequentemente a face. Também existem os carcinomas espinocelulares e os melanomas.
Cada um deles têm características diferentes e devem ser avaliados pelo cirurgião plástico ou dermatologista para definir qual tipo de tumor e qual é o melhor tratamento para cada caso.
RECONSTRUÇÃO DE MAMAS
Reconstrução de Mamas
O câncer de mama é um dos tumores malignos mais comuns que acometem as mulheres e geralmente a cirurgia esta envolvida no tratamento do câncer com retirada de partes da mama até a retirada total da mama. A cirurgia plástica reconstrutiva atua juntamente com o mastologista no tratamento das pacientes acometidas. O mastologista define a necessidade da amplitude da retirada do câncer e partes da mama, o oncologista auxilia na necessidade de quimioterapia e radioterapia e o cirurgião plástico atua na reconstrução da mama acometida. Sabemos da importância central das mamas para as mulheres e no símbolo de feminilidade que representam. Por isso esse olhar especializado em plástica feminina ajuda neste passo importantíssimo do tratamento global do câncer de mama. Existem diversas formas de reconstrução e um cirurgião plástico vai poder juntamente com a paciente decidir qual é a melhor forma para cada caso.