CIRURGIAS PLÁSTICAS FACIAIS

Procedimentos
Cirurgias Plásticas Faciais

BLEFAROPLASTIA (CIRURGIA DAS PÁLPEBRAS)

Blefaroplastia
(Cirurgia das pálpebras)

Devido ao envelhecimento ou mesmo por peculiaridades de cada face, exposição solar, características genéticas ocorre um acúmulo de pele ou um volume maior nas pálpebras superiores ou bolsas gordurosas e sobra de pele nas inferiores trazendo ao paciente uma fisionomia cansada muitas vezes. A blefaroplastia tem o objetivo de rejuvenescer a área dos olhos com naturalidade. Muitas vezes realizamos procedimentos associados à blefaroplastia para obtermos o melhor resultado possível. Entre os procedimentos que auxiliam os resultados é a frontoplastia (elevação da testa), a elevação dos supercílios, nos casos em que estão muito caídos, preenchimentos para recuperar o volume perdido na região dos olhos ou a toxina botulínica para as rugas periorbitárias (“pés de galinha”)

Cicatrizes: como as outras cirurgias plásticas, a blefaroplastia também deixa cicatrizes, mas devido as características da pele da área dos olhos e da posição na pálpebra superior nas dobras de pele e na inferior junto aos cílios, é muito fácil disfarçá-las.

Tipo de anestesia: anestesia local com sedação e eventualmente em alguns casos especiais com anestesia geral.

Tempo de internação: geralmente não é necessário que o paciente fique internado após o procedimento. Após a realização da cirurgia, se for realizada sob anestesia local poderá ser liberada com acompanhante, logo após a cirurgia. Nos casos em que são feitos com anestesia geral pode-se permanecer até 24h no hospital.

Recuperação: os três primeiros dias apresentam geralmente inchaço e arrouxeamentos na área dos olhos, quando orientamos uso de compressas geladas sobre as pálpebras e após este período ocorre uma melhora gradual. No quinto dia de pós-operatório são retirados os pontos. A partir de então a melhora é progressiva. Para se obter um resultado quase definitivo, deve-se aguardar de 3 a 4 meses de pós-operatório.

RITIDOPLASTIA OU LIFTING FACIAL

Ritidoplastia ou
Lifting Facial

O conceito de cirurgia de rugas com o esticamento da pele ficou no passado. A cirurgia plástica aprendeu que o tratamento do envelhecimento facial envolve o tratamento de diversos aspectos. Elevados elementos com queda, reposição de volumes faciais, tratamento da qualidade da pele. O rejuvenescimento obtido hoje é mais duradouro e ao mesmo tempo muito mais natural.

Cicatrizes: o objetivo do lifting é rejuvenescer a face sem deixar as pacientes com estigmas, portanto as cicatrizes ficam bastante escondidas junto a implantação dos cabelos, anterior às orelhas e posterior às orelhas, de forma que nos primeiros meses em que as cicatrizes ficam um pouco avermelhadas uma ligeira mudança no penteado pode escondê-las.

Tipo de anestesia: anestesia geral na maioria dos casos.

Tempo de internação: 24 horas

Recuperação: é surpreendente que a cirurgia de rejuvenescimento facial praticamente não cause dores. O inchaço mais intenso é visto na primeira semana e a drenagem linfática precoce ajuda muito na melhora do inchaço. Solicitamos que a paciente tenha principalmente um controle rigoroso à exposição solar nos primeiros meses. Talvez por este motivo um maior número destas cirurgias são realizadas no outono e inverno.

RINOPLASTIA

Rinoplastia 

A cirurgia estética do nariz procura preservar a função (respirar) e a melhora estética, tratando cada defeito ou corrigindo aspectos que desagradam os pacientes. As queixas principais estão relacionadas com a ponta nasal ou mesmo com a giba nasal, aquele ossinho crescido no dorso do nariz. Costumamos dizer que não existe um nariz perfeito para todos os pacientes, mas um nariz possível para cada rosto.

Tipo de anestesia: a maioria das vezes é realizada a anestesia geral.

Tempo de internação: muitas vezes o paciente tem alta no mesmo dia após 8 a 12h de recuperação e alguns casos até 24 horas.

Recuperação: a rinoplastia também não causa muita dor, porém o inchaço na face é o maior responsável pelo desconforto pós-operatório. Até o quinto dia são retiradas as canaletas intranasais (splints), pois não utilizamos mais tampões. A imobilização externa é mantida até 12 dias. Em até 21 dias o inchaço e alguns arrouxeados podem totalmente desaparecer, porém o resultado final da rinoplastia demorará de 9 meses a 1 ano para se tornar definitivo. Sendo assim o controle da ansiedade neste período é fundamental até que se atinja o melhor resultado.

OTOPLASTIA

Otoplastia

A orelha proeminente ou orelha em abano é a deformidade congênita mais comum da face. Após geralmente os 7 anos a orelha completa grande parte do seu desenvolvimento e a otoplastia pode ajudar os pacientes que se incomodam com a alteração estética de suas orelhas. É uma queixa muito comum nos consultórios de cirurgia plástica e que os pais ficam muito apreensivos com a possibilidade dos filhos virarem alvos de chacotas na escola. Porém como a deformidade não traz prejuízos de audição e somente de autoestima, orientamos aos pais que aguardem que os filhos expressem o desejo de corrigir as orelhas. Muitas vezes os meninos começam a não querer cortar mais os cabelos e uma conversa franca pode revelar o motivo.

As cicatrizes ficam atrás das orelhas e são muito facilmente disfarçáveis.

Tipo de anestesia: até os 13 anos optamos pela anestesia geral e após esta idade pode ser realizada com anestesia local e sedação.

Tempo de internação: quando feita com anestesia local a alta ocorre logo após o termino da cirurgia e mesmo com anestesia geral é possível que a alta seja feita no mesmo dia após 6 a 12 horas de recuperação anestésica.

Recuperação: após a cirurgia um curativo maior é deixado por 48 horas para evitar sangramentos e propiciar mais conforto. Após este período os curativos são bastante pequenos atrás das orelhas e orientamos o uso de uma faixa elástica para ajudar na cicatrização. O período de uso da faixa elástica varia de 30 a 60 dias. Para os adultos as atividades normais podem ser retomadas em 2 a 3 dias.