Certamente a prótese de mama é umas das plásticas estéticas mais realizadas no Brasil. Além do padrão de beleza ter mudado nos últimos anos para uma apreciação maior de mulheres com mamas maiores, o fato da cirurgia ter se tornado mais segura, com implantes igualmente mais seguros, também contribuíram para esta busca maior pelo aumento das mamas.
Os implantes melhoraram de qualidade e em segurança o que tornou também a “rejeição” o que chamamos tecnicamente de contratura capsular, muito menos frequente. As próteses podem ser colocadas atrás do músculo peitoral ou acima, também hoje os modelos com formas diferentes (em gota, redondas, cônicas) e projeções (baixa, média, alta e extra alta), ajudam as pacientes e principalmente os cirurgiões plásticos a poderem escolher o que for melhor para o seu caso. Não existem receitas de bolo em cirurgias de aumento das mamas, pois o tamanho e o formato e a projeção ótima para a sua amiga pode não ser a melhor escolha para suas mamas.
Quanto às cicatrizes podemos colocá-las no sulco embaixo da mama, na aréola ou na axila. Durante a consulta médica o cirurgião poderá esclarecer melhor as vantagens e desvantagens de cada uma delas e qual será melhor para cada paciente.
Tipo de anestesia: na maioria das vezes é utilizada a anestesia geral.
Tempo de internação: a paciente pode receber alta hospitalar no mesmo dia após um período de até 12 horas de recuperação ou em alguns casos necessitar até 24 horas
Tempo de recuperação: A cirurgia de aumento mamário exige um tempo que a paciente contenha parte dos movimentos com os braços, até a melhor cicatrização da incisão e que não force muito os movimentos das próteses recém implantadas.
Porém, em torno de 7 a 14 dias a paciente está retomando grande parte de suas atividades. Solicitamos que não dirija por até 14 dias. E atividades com os braços em academias a partir de 60 dias estarão liberadas. Nos primeiros 30 dias orientamos o uso do sutiã cirúrgico que traz maior conforto e segurança, além de ajudar no inchaço das mamas.
MASTOPEXIA (ELEVAÇÃO DAS MAMAS)
Mastopexia (Elevação das Mamas)
A cirurgia de elevação das mamas é muito solicitada principalmente por mulheres que amamentaram e viram a atrofia glandular pós amamentação com uma ligeira sobra de pele fazer com que as mamas apresentem uma ptose (queda).
Cicatrizes: dependendo de cada caso o cirurgião optará pelo uso de um implante ou não, e na consulta médica lhe explicará sobre as cicatrizes que podem ser variáveis. Podem ser deixadas cicatrizes somente nas aréolas, como uma cicatriz também na vertical ou nos casos com um excesso maior de pele, uma cicatriz em t invertido. Em qualquer uma delas será possível o uso de biquínis ou decotes, pois as cicatrizes ficam em posições fáceis de esconder.
Tipo de anestesia: na maioria dos casos é realizada a cirurgia sob anestesia geral.
Tempo de internação: após a recuperação anestésica, de 6 horas e em alguns casos podendo durar 24 horas.
Tempo de recuperação: A cirurgia de mastopexia exige um tempo que a paciente contenha parte dos movimentos com os braços, até a melhor cicatrização da incisão e que não force muito os movimentos para que não se rompam alguns pontos internos.
Porém em torno de 7 a 14 dias a paciente está retomando grande parte de suas atividades. Solicitamos que não dirija por até 14 dias e atividades com os braços em academias a partir de 60 dias estarão liberadas. Nos primeiros 30 dias orientamos o uso do sutiã cirúrgico que traz maior conforto e segurança, além de ajudar no inchaço das mamas.
MAMOPLASTIA REDUTORA
Mamoplastia Redutora
Seguramente a redução das mamas já foi muito mais realizada quando o padrão de beleza era de mamas muito pequenas. Hoje ainda são feitas em grande número, porém para correção dos excessos de mamas ou quedas muito acentuadas associadas a um tamanho incompatível com o corpo da paciente.
Tipo de anestesia: na maioria dos casos é realizada a cirurgia sob anestesia geral.
Tempo de internação: após a recuperação anestésica, de 6 horas e em alguns casos podendo durar 24 horas.
Tempo de recuperação: A cirurgia de mamoplastia redutora exige um tempo que a paciente contenha parte dos movimentos com os braços, até a melhor cicatrização da incisão e que não force muito os braços para que não se rompam alguns pontos internos.
Porém em torno de 7 a 14 dias a paciente está retomando grande parte de suas atividades. Solicitamos que não dirija por até 14 dias. E atividades com os braços em academias a partir de 60 dias estarão liberadas. Nos primeiros 30 dias orientamos o uso do sutiã cirúrgico que traz maior conforto e segurança, além de ajudar no inchaço das mamas.
GINECOMASTIA
Ginecomastia
Existem várias causas do aumento do volume das mamas em homens. Pode ser na adolescência devido atuação dos hormônios sexuais, na idade avançada devido uso de alguns medicamentos ou mesmo redução dos hormônios masculinos. Alguns casos específicos o uso de esteroides em academias ou algumas outras drogas e hormônios estimulantes da glândula mamária no homem podem ser a causa do aumento de volume. Há casos também em que o aumento de peso pode trazer mais volume a região mamária, sendo este volume causado pela gordura e não necessariamente a glândula.
A cicatriz geralmente é colocada na parte inferior das aréolas e quando associado o tratamento com uma lipoaspiração pode ser necessária uma pequena incisão junto da axila. Nos casos que existe uma grande sobra de pele, podem ser necessárias cicatrizes maiores.
Tipo de anestesia: na maioria das vezes anestesia geral
Tempo de internação: alta na maioria das vezes no mesmo dia, podendo em alguns casos necessitar até 24 h de internação.
Tempo de recuperação: Poderá retornar às atividades leves com certo controle dos movimentos dos braços em 2 a 3 dias. Dirigir também não há grande restrição após este período. Somente movimentos mais bruscos e que exijam grande esforço com os braços podem necessitar até 45 dias para serem retomados. Também solicitamos o uso de uma malha elástica por 30 dias para trazer mais conforto e ajudar no edema da área operada.